Garanhuns intensifica ações de combate ao câncer #OUTUBROROSA

A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero


Esse é o mês em que o município de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, se veste de rosa para mobilizar toda a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero, considerando a partir disso uma maior probabilidade de cura. A ação faz parte da campanha mundial intitulada “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de chamar a atenção da população para a causa. Com o tema “O Mês tem Cor e o Câncer tem Cura”, a campanha visa alcançar nesta edição mais de 2 mil mulheres em Garanhuns. O Dia D da campanha acontecerá no dia 26 deste mês.

Para centralizar todos os serviços da campanha, essa mobilização, que será desenvolvida no dia 26, acontecerá no Parque Euclides Dourado, a partir das 8h até às 14h. Na ocasião, algumas atrações culturais se apresentarão, entre elas a Orquestra Manoel Rabelo. Neste dia, serão oferecidos exames de prevenção; solicitação de mamografia, com autorização na mesma hora; teste de glicemia e classificação sanguínea. Ainda no dia 26, serão realizados alguns serviços de beleza e serão oferecidos alguns esclarecimentos e informações sobre o combate à violência contra a mulher.

Para a coordenadora do Centro de Especialidade de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) de Garanhuns, a mobilização é uma forma de chamar a atenção para um serviço que já é realizado durante todo o ano. “É importante, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Para esse ano, desejamos divulgar de um modo simples e verdadeiro a importância da luta contra o câncer e mobilizar o maior número de pessoas, de um modo belo e feminino”, comentou Fernanda França.

No dia 21 deste mês, uma ação será realizada na Loja Ferreira Costa, das 8h às 13h. A mobilização pretende alcançar as funcionárias do referido estabelecimento e, também, as demais comerciárias do centro da cidade, facilitando, desta forma, o acesso aos serviços. Na ocasião, serão realizadas citologia e solicitação de mamografia. Além disso, durante todo o mês de outubro, diversas ações estarão sendo desenvolvidas e intensificadas no Cesmuc e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Cada unidade realizará seu próprio Dia D, com o intuito de alcançar o maior número de pessoas possível. As ações de cada UBS serão incentivadas por meio do Selo Rosa, o qual divulgará as três unidades que mais se destacaram com suas ações, levando em consideração as atividades desenvolvidas, o número de exames realizados, a ornamentação do posto e o envolvimento da equipe.



Share on Google Plus

About Ademilton Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário